12 livros que todo startupeiro deve ler 12 livros que todo startupeiro deve ler

12 livros que todo startupeiro deve ler

Confira os livros indicados pela nosso equipe

Nesta quinta-feira, dia 23, é celebrado o Dia Mundial do Livro. Para comemorar a data, convidamos a equipe do Silva | Lopes Advogados e do Startuplife para indicar obras literárias para quem está ou quer ingressar no ecossistema que mais cresce no mundo: o da tecnologia e inovação. Boa leitura!

The Hard Things About Hard Things
Autor: Ben Horowitz

O livro conta a história de Ben Horowitz, cofundador da Andreessen Horowitz e um dos empreendedores mais respeitados e experientes do Vale do Silício, e como ele fundou, dirigiu, vendeu, comprou, geriu e investiu em empresas de tecnologia. A obra traz conselhos valiosos e normas de sabedoria prática para ajudar os empreendedores a resolver os problemas mais difíceis.

Layon Lopes comenta:

O livro que estava na minha lista há muito tempo e comecei a ler recentemente. Baita conteúdo para empreendedores e principalmente neste momento de instabilidade econômica.

 

 

A startup enxuta
Autor: Eric Ries

Em “A startup enxuta”, Eric Ries define “startup” como uma organização dedicada a criar algo novo sob condições incertas, incluindo tanto o jovem empreendedor que trabalha quanto o profissional experiente em uma multinacional. Segundo o autor, eles têm em comum a missão de atravessar essa névoa de incerteza em direção a negócios inovadores e sustentáveis.

No livro, que já se tornou referência no assunto, Ries reúne histórias reais e exemplos de empresas que se transformaram ao implementar esse modelo revolucionário.

Segundo Mariana Asterito:

O livro explica o método startup enxuta, o qual basicamente busca a redução de tempo e desperdício com o intuito de validar as premissas do negócio o mais rápido possível, além de analisar o que leva tantas startups aos fracasso mesmo após um início promissor.

 

Constructivismo lógico-semântico
Autores : Paulo de Barros Carvalho e Aurora Tomazini De Carvalho

O livro promove uma reflexão sobre o método do Constructivismo Lógico-Semântico, linha metodológica difundida por Paulo de Barros Carvalho, com escólio na obra de Lourival Vilanova.

Daniela Froener revela:

Um dos meus livros preferidos, pois, é provocante e faz pensar, situação que não é comum em livros da área das Ciências Jurídicas.

 

A Arte da Guerra
Autor: Sun Tzu

Em “A Arte da Guerra”, as estratégias transmitidas pelo general chinês Sun Tzu trazem um conhecimento profundo da natureza humana. Estas estratégias vão além dos limites dos campos de batalha e alcançam o contexto das pequenas ou grandes lutas cotidianas, sejam em ambientes competitivos, nos desafios internos, em que temos de encarar nossas próprias dificuldades.

Gustavo Chaves Barcellos comenta o clássico:

O maior tratado de guerra de todos os tempos. É um livro sobre estratégia aplicado amplamente no mundo dos negócios.

 

O Maior Vendedor do Mundo
Autor: OG Mandino

O livro conta a história de Hafid, um guardador de camelos que, seguindo suas novas ambições, decide iniciar o aprendizado na arte da venda. Assim, Hafid pede ajuda ao seu patrão e pai adotivo, que na época era considerado o grande comerciante da região. O mistério do livro recai sobre os 10 pergaminhos que Hafid herda de seu pai, os quais continham os segredos de como se tornar o maior vendedor do mundo. Victória Goldenfum recomenda:

O livro tece ensinamentos que tocam em pontos particulares da experiência humana: a verdade, a sinceridade e a fé. Vale a pena a leitura!

 

Cartas a um jovem advogado
Autor: Francisco Müssnich

O autor divide com o leitor o conhecimento que acumulou ao longo de mais de 40 anos de profissão, para ajudar futuros advogados a construírem as bases de uma carreira sólida e bem-sucedida. Na obra, são discutidos temas como tendências de mercado, a importância da diversificação do conhecimento, o temido exame da Ordem dos Advogados do Brasil, as diferentes possibilidades de atuação, os desafios e os dilemas éticos enfrentados pelos advogados no dia a dia.

Jeanine Renosto opina:

Na obra, são levantados os pontos que nos fazem refletir sobre o motivo de termos escolhido nossa profissão, a forma como analisamos os fatos e nosso reflexo na forma como agimos, fazendo o leitor relacionar o direito a um contexto maior, além do que ele vê dentro da sua profissão.

 

Filosofia de Gestão – Cultura e estratégia com as pessoas
Autor: Márcio Fernandes

No livro, Márcio Fernandes, eleito duas vezes pela revista Você S/A o líder mais admirado do Brasil, conta como implantar a nova Filosofia de Gestão em sua vida, negócios e carreira.

O autor conta na obra como é  possível construir uma trilha diferente para superar os desafios de gestão em Culturas Organizacionais (CO) impermeáveis e fazer surgir uma Nova Cultura Organizacional (NCO), mais participativa, inclusiva, imparcial, dinâmica, transparente e altamente lucrativa para todos.

Willian de Rosso conta o porque escolhe o livro:

Comecei a ler recentemente este livro e estou adorando. De uma maneira fácil, o autor ensina o passo a passo para construção de culturas organizacionais.

 

Clique: como nascem as grandes ideias

Autor: Frans Johansson

O livro mostra ao leitor como ele terá uma nova compreensão de como atuar sobre as oportunidades em um mundo absolutamente imprevisível. O autor apresenta formas de como incorporar a incerteza no centro da execução e da estratégia.

De acordo com Renan Raffo:

Nesta obra, o autor dá mecanismos para que aprendamos a agir diante das oportunidades que aparecem em nossas vidas, levando em consideração todas as incertezas que possam existir, para transformá-las em resultados de sucesso.

 

Os segredos da Gestão Ágil por trás das empresas valiosas
Autores: João Kepler e Thiago Oliveira

João Kepler e Thiago Oliveira, dois grandes especialistas em gestão, criaram um guia necessário a todo empreendedor, tendo em vista que o mercado mundial está em completa transformação por causa das startups. Nesse livro, eles apresentam quais são as técnicas e ferramentas que os melhores gestores usam, o que elas realmente fazem, como funcionam e como aplicá-las na sua empresa.

Caroline Camargo explica a obra:

Neste livro, os autores falam sobre métodos, modelos e abordagens para promover uma mudança estrutural nos negócios, transformação cultural e na mentalidade das pessoas.

 

Avalie o que importa
Autor: John Doerr

No livro, o lendário capitalista de risco, John Doerr, revela como o sistema de Objetivos e Resultados-chaves (OKRs) ajudou gigantes da tecnologia, como Intel e Google, a alcançarem um crescimento exponencial. Doerr mostra como o sistema pode ajudar qualquer organização a prosperar.

A obra compartilha uma ampla gama de estudos de caso, com narradores incluindo Bono e Bill Gates, para demonstrar o foco, a agilidade e o crescimento que os OKRs tem estimulado nas grandes organizações.

Lucas Euzébio comenta o livro escolhido:

Avalie o que importa certamente é o meu livro favorito de 2020. É um livro que aborda de forma didática e completa o sistema de OKR e KPI, método de gestão tanto pessoal quanto em negócios. Utilizado por Google e Intel, entre outras empresas do Vale do Silício. Método desenvolvido pelo Andy Groove (engenheiro na intel) e inspirado na escola de administração do Peter Drucker. Vale a leitura dessa obra imprescindível, ainda mais agora, em tempos de pandemia, onde precisamos ter a concepção ágil de que aquilo que funcionou antes possivelmente não irá funcionar agora, e não podemos apenas nos agarrar a isso e torcer que funcione.

 

Justiça – O que é fazer a coisa certa?
Autor:  Michael J. Sandel

Michael J. Sandel relaciona grandes problemas da filosofia a prosaicos assuntos do cotidiano em seu livro. Estes, por sua vez, são temas instigantes que oferecem ao leitor a mesma jornada empolgante que atrai os alunos de Sandel, em Harvard: casamento entre pessoas do mesmo sexo, suicídio assistido, aborto, imigração, impostos, o lugar da religião na política, os limites morais dos mercados.

Segundo, Leonardo Schmitz:

No livro, o autor não apresenta um conceito fechado do que seria a justiça. No entanto, busca instigar os seus leitores a uma reflexão sobre o que é justiça na sociedade contemporânea.

 

Marketing de Conteúdo Épico
Autor: Joe Pulizzi

Em “Marketing de Conteúdo Épico”, Joe Pulizzi conduz o leitor passo a passo pelo processo de desenvolvimento de histórias que produzem informações, divertem e induzem os clientes a agir. Um bom conteúdo distribuído para a pessoa certa no momento correto é a forma de verdadeiramente capturar os corações e mentes dos clientes.

Cristiane Serra recomenda a obra:

Além de apresentar toda a parte conceitual do marketing de conteúdo, Pulizzi dá dicas valiosas de como conquistar os corações dos clientes. Sem dúvidas, o marketing de conteúdo está cada vez mais ganhando espaço e mostrando sua importância.

 

Outras dicas

Também pedimos para nosso time indicar livros que possam ser lidos em momentos de lazer. Confira quais foram as sugestões:

Sapiens – Uma breve história de humanidade
Autor: Yuval Noah Harari

Doutor em história pela Universidade de Oxford,  Yuval Noah Harari, traz em “Sapiens” a história da humanidade sob uma perspectiva inovadora. O autor explica que o capitalismo é a mais bem-sucedida religião, que o imperialismo é o sistema político mais lucrativo.

Layon comenta sobre o livro:

Excelente livro para entender a evolução biológica e cultural da humanidade. Baita livro para entender como funcionam os laços sociais e o pensamento da humanidade.

 

Propósito –  A coragem de ser quem somos
Autor: Sri Prem Baba

Dividido em sete partes, o livro permite o leitor vislumbrar o horizonte de um trajeto precioso que o levará ao interior de si mesmo e a encontrar o propósito de sua existência. Na obra, Sri Prem Baba expande o diálogo amoroso a que sempre se propôs, abordando temas que têm a ver com os anseios mais íntimos do ser humano.

Mariana explica o motivo de sua indicação:

Livro inspirador que te leva de forma sutil e consciente ao questionamento de qual o teu real propósito na terra e desvendar, com coragem, quem realmente somos. O livro também traz exercícios práticos voltados para o autoconhecimento e autopesquisa.

 

Orgulho e Preconceito
Autora: Jane Austen

“Orgulho e Preconceito” é o livro mais famoso de Jane Austen. A obra aborda embates emblemáticos, como: orgulho encontra preconceito, ascendência social confronta desprezo social, equívocos e julgamentos antecipados conduzem alguns personagens ao sofrimento e ao escândalo. Na obra, Jane equilibra comédia com seriedade, observação meticulosa das atitudes humanas e sua ironia refinada.

Daniela comenta sobre o livro:

Gosto muito, pois, é pequeno e divertido, mas mesmo assim constrói personagens marcantes (como Mr. Darcy) e faz críticas sociais ainda tão atuais.

 

O Poder do Hábito
Autor:  Charles Duhigg

No livro, Charles Duhigg apresenta diferentes personagens e como conseguiram ter sucesso focando em padrões que moldam cada aspecto de suas vidas. Todos tiveram êxito transformando hábitos. Com perspicácia e habilidade, o autor traz um novo entendimento da natureza humana e seu potencial para a transformação.

Gustavo fala sobre a obra:

É o livro que traz diversos contos sobre histórias de sucesso a partir da transformação de hábitos. Um livro sobre a natureza humana e o seu potencial para transformação.

 

Comunidades Imaginadas
Autor: Benedict Anderson

A obra é um ensaio de pensamentos que aborda a criação do ideal nacionalista na era moderna. O texto elucida a construção da consciência nacional dos impérios e posteriormente dos países, no decorrer dos últimos séculos.

Victória comenta o livro:

O autor colhe inspirações de diversas áreas do saber para desenvolver a narrativa, tratando de temáticas que transitam entre geopolítica, antropologia e história moderna e contemporânea.

 

O Sol é Para Todos
Autora: Harper Lee

“O Sol é Para Todos” é uma obra emblemática sobre racismo e injustiça. No livro, Harper Lee conta a história de um advogado que defende um homem negro acusado de estuprar uma mulher branca nos Estados Unidos dos anos 1930, e enfrenta represálias da comunidade racista.

Jeanine recomenda o livro:

Listado como um dos cem livros para ler antes de morrer, O Sol é Para Todos é um livro que nos faz questionar o molde social apresentado na obra e também o que vivemos atualmente. A autora traz como protagonista uma menina extremamente inteligente, questionadora e a frente do seu tempo, com ela é possível viajar, rir e chorar, procurando entender situações que ainda hoje vivenciamos em nosso cotidiano, questionando principalmente aquilo que hoje, ainda é errado e injusto.

 

Trilogia Senhor dos Anéis
Autor: J.R.R. Tolkien

Segundo o próprio autor, J. R. R. Tolkien, “Senhor dos Anéis” não é exatamente uma trilogia, mas um único grande romance que só pode ser compreendido em seu conjunto. Os livros contam a Saga do Anel e oferecem aos leitores uma nova oportunidade de mergulhar no notável mundo da Terra-média.

Willian comenta a obra:

É uma história que dispensa introduções. Uma verdadeira porta de entrada para o universo criado pelo autor que se distribui em vários outros livros narrando a exigência da Terra Média.

 

Admirável mundo novo
Autor: Aldous Huxley

Um clássico moderno, o romance distópico de Aldous Huxley frequentemente é comparado com outro clássico, “1984”, de George Orwell. Entretanto, a obra de Huxley não é um mero exercício de futurismo ou de ficção científica. O livro trata do que é mais grave, com um agudo acerca das potencialidades autoritárias do próprio mundo em que vivemos.

Conta Renan:

A história narra uma sociedade fictícia em um futuro distante, cujas relações são profundamente impactadas pelo progresso científico exagerado.

 

Ansiedade – Como enfrentar o mal do século
Autor: Augusto Cury

Em “Ansiedade”, o conceituado psiquiatra e psicoterapeuta Augusto Cury apresenta a Síndrome do Pensamento Acelerado (SPA), uma das doenças mais penetrantes da atualidade. A SPA, por muitas vezes, é confundida com hiperatividade ou transtorno do déficit de atenção. No livro, o leitor conhecerá os sintomas e as consequências desse mal bem, como as técnicas para enfrentá-lo e recuperar sua tranquilidade, emocional e mental.

Segundo, Caroline:

Neste livro, o autor explica como funciona a mente humana para ser capaz de desacelerar seu pensamento, gerir sua emoção de maneira eficaz e resgatar qualidade de vida.

 

Uma breve História do Tempo
Autor: Stephen Hawking

Stephen Hawking, uma das mentes mais geniais do mundo moderno, guia o leitor na busca por respostas a algumas das maiores dúvidas da humanidade: Qual a origem do universo? Ele é infinito? E o tempo? Sempre existiu, ou houve um começo e haverá um fim? Existem outras dimensões além das três espaciais? E o que vai acontecer quando tudo terminar?

O autor desvenda desde os mistérios da física de partículas até a dinâmica que movimenta centenas de milhões de galáxias por todo o universo.

Lucas comenta o livro:

Obra didática onde se consegue entrar na cabeça do Stephen Hawking, um dos maiores físicos da nossa geração. Nessa obra, ele explica conceitos sobre o espaço e o tempo, de onde viemos, qual nosso propósito, se o universo é infinito ou finito, buracos negros, etc. É um livro bem interessante que me faz pensar sobre a imensidão do universo frente ao homem e qual o propósito de tudo. Recomendo esta leitura.

 

O Menino dos Fantoches de Varsóvia
Autora: Eva Weaver

O livro traz uma história sobre sobrevivência. Uma jornada épica, que atravessa continentes e gerações, de Varsóvia à Sibéria, e une duas vidas em meio ao caos da guerra. Porque mesmo em tempo de guerra há esperança.

Leonardo comenta sobre sua indicação de leitura:

Tendo como cenário a Polônia durante a 2ª guerra mundial, a história conta como diante de uma vida extremamente difícil, um garoto judeu encontrou forças para transformar a sua realidade e de seus amigos.

 

Minha Vida Na França
Autores: Julia Child e Alex Homme

Sem falar o idioma e conhecer a França, Julia Child se muda para o país por conta do trabalho de seu esposo, Paul. Ao explorar as ruas e sabores de Paris, Julia se matricula no Instituto Le Cordon Bleu e descobre sua verdadeira vocação: a culinária.

Entretanto, a aventura de Julia estava apenas começando. Para crescer ela teve que se impor em um meio dominado por homens e lidar com a rejeição de várias editoras para conseguir publicar seu livro de culinária francesa, “Mastering the Art of French Cooking”’.

Para Cristiane a obra é uma boa pedida:

O livro é uma divertida e saborosa viagem pela França da década de 1940. Com relatórios ricos em detalhes, Júlia conta como foi viver no país europeu e como ingressou no mundo da culinária. As lembranças da chef nos faz (quase) sentir o sabor e os aromas dos pratos e iguarias feitos por ela. Boa leitura e bon appétit!