4 empreendedoras brasileiras para te inspirar 4 empreendedoras brasileiras para te inspirar

4 empreendedoras brasileiras para te inspirar

Confira nossa lista de empreendedoras de sucesso

Empreender não é uma tarefa fácil. A jornada é longa e cheia de percursos, para não desistir ao longo do caminho é preciso ter persistência, ousadia e resiliência, entre outras características que formam um empreendedor.

Quando falamos em mulheres empreendendo, a dificuldade é ainda maior. Como podemos ver nos cenários de diferentes setor da economia, a presença feminina ainda é pequena. Dados do Global Entrepreneurship Monitor (GEM), realizado com 49 nações, apontam que Brasil é o sétimo país com o maior número de mulheres empreendedoras. São mais de 24 milhões de mulheres com seu negócio próprio e gerando empregos. 

Mas, para não falarmos apenas do lado difícil do empreendedorismo feminino, pedimos para as mulheres do time do Silva | Lopes Advogados falarem sobre empreendedoras que conquistaram seu espaço e inspiraram tantas outras mulheres. Inspire-se você também:

Cristina Junqueira por Daniela Froener

Não poderia deixar de enaltecer a minha crush do Valentines Day: Cristina Junqueira, uma das fundadoras e atual VP do Nubank, listada pela Forbes como uma das mulheres mais poderosas do Brasil em 2020. 

Cristina é uma das maiores inspirações no empreendedorismo para mim, pois, consolidou-se como uma das principais lideranças de setores tradicionalmente comandado por homens, quais sejam: tecnológico e financeiro

Para quem não sabe, a Cristina é graduada em Engenharia da Produção pela USP; mestre em Engenharia pela Escola Politécnica da USP; fez MBA em Negócios na Kellogg School of Management (USA), e trabalhou em lugares como Itaú Unibanco, Booz Allen Hamilton e no Boston Consulting Group.

No Unibanco, atuou em área de pouca visibilidade e de maus resultados: a de seguros para pequenas e médias empresas. Porém, tendo em vista o seu bom desempenho, com 24 anos já era a líder do setor e comandava uma equipe de 20 pessoas, onde a pessoa mais jovem era mais velha que ela.

Ao ser procurada por David Vélez, que tinha uma ideia inovadora na área de cartões, e que não era possível de ser desenvolvida no banco, este tão tradicional, Cristina abandonou o Unibanco (no dia em que havia recebido a sua maior remuneração) e partiu, juntamente com David e Edward Wible, na empreitada do Nubank, empresa que revolucionou o mercado financeiro brasileiro. 

Barbara Minuzzi por Victória Goldenfum

Gaúcha, original da cidade de Pelotas, mas crescida em Porto Alegre, Bá Minuzzi, como é denominada nas redes sociais, quebrou barreiras ao expandir sua carreira empreendedora para o Vale do Silício. 

Fundadora e gestora de diversos fundos de investimentos na Califórnia, Bá realizou a proeza de levantar mais de US $250 em fundos administrados, além de possuir um portfólio  considerável de empresas de tecnologia já investidas.

Trago Bárbara Minuzzi como uma empreendedora que merece destaque, pois sua trajetória representa carreiras que mulheres fortes e com objetivos claros podem alcançar

Desde 2013, ela já visualizava sua trajetória internacional, mas foi em 2016 que iniciou seu primeiro fundo de capital para investimentos e em 2017, mudou-se definitivamente para os estados unidos para criar o Babel Venture, fundo voltado para a modalidade Venture Capital.

Atualmente, Bá é fundadora, CEO e parceira de diversos outros fundos nos estados unidos, entre estes: Umana, Ausum Ventures, Babel Ventures, DuContra Venture, Barbarella Venture e Spider Venture. Bá comenta em suas redes sociais e entrevistas recentes que a demanda de trabalho é grande, uma vez tem acesso e analisa mais de cem potenciais investimento por mês. Além do acompanhamento e assessoria às empresas que já foram investidas. 

Também rago em destaque trecho de uma publicação realizada pela Bá no seu perfil do Instagram, em 23/02/2020, o qual expressa seu espírito e complementa o presente destaque:

I certainly strive to be a anti-fragile founder. ⚠️ #BreakingAllTheRules again as my identity lies elsewhere: I am a Latina, an immigrant, a full-of-attitude Brazilian (and thus, way too intriguing for most of people). Every founder has its own identity, own life path; every obstacle is unique for each of us. What ties us all together is, perhaps, only the fact that we all have to dodge the curveballs that life throws at us just because of our obsession to achieve more, to change things for the better. True founders are unusual people, we tend to be imbued with special drive, ambition and talent. (Bárbara Minuzzi, 2020).

Luiza Helena Trajano por Mariana Asterito

Luiza Helena Trajano é empresária, presidente do Conselho de Administração da Magazine Luiza e uma das empresárias mais poderosas do Brasil.

A vida laboral de Luiza iniciou cedo, desde os 12 anos de idade já trabalhava no balcão da loja de sua tia. Aos 18, começou a trabalhar de forma efetiva na rede de varejo pela qual passou por todas as áreas até chegar à presidência.

Ela conta em suas palestras que o que a fez chegar onde estar e o sucesso da Magazine Luiza se dá por essa cultura de simplicidade, honestidade, transparência, respeito e ética, contato interpessoal tanto com os colaboradores quanto com os clientes. Refere também ter uma autoestima ótima, que teve uma educação formada por uma mãe com muita inteligência emocional e uma tia que é muito empreendedora.

Trago algumas frases trazidas pela Luiza para a inspiração e provocar a reflexão:

Não paga para pensar grande;

O que torna uma empresa/profissional diferenciado: atendimento & inovação;

Se você quer ser global, encante primeiro a sua aldeia;

Eu sou protagonista da minha história;

O que eu faço para ouvir o que eu não quero ouvir?

Você não tem sucesso, você tá de sucesso, você tem que tá sempre trabalhando.

 

Alguns dos reconhecimentos públicos conferidos à Luiza foram:

2017: foi agraciada com a Grã-Cruz da Ordem do Ipiranga pelo Governo do Estado de São Paulo.

2016: Mesmo não sendo uma atleta, foi convidada para carregar a tocha olímpica. 

2004: Recebeu o prêmio de Empreendedora do Ano da Revista Isto É, pela Editora Três.

2004: Prêmio As mulheres mais influentes do Brasil na categoria Indústria e Varejo.

2004: Recebeu do Conselho Regional de Administração (CRA) o prêmio de Administrador Emérito 2003.

2003: Título de Líder Empresarial Setorial.

2002: Prêmio Empreendedor do Ano, concedido pela Ernst & Young na categoria comércio.

2001: Prêmio Antônio Proost Rodovalho. Salienta-se que ela foi a primeira mulher a receber a honraria.

2000: Homenageada na promoção Os Bem-Sucedidos 2000, pela Bovespa – primeira mulher e a única empresa do varejo de capital fechado a receber este prêmio.

A Luiza recebeu até um convite da presidente Dilma Rousseff para assumir o Ministério da Micro e Pequena Empresa, o qual foi recusado sob o argumento de que não gostaria de deixar de trabalhar na sua área para se envolver com política.

Além disso, como se não bastasse, Luiza lidera o Grupo Mulheres do Brasil, que foi criado em 2013, por 40 mulheres atuantes em diversos segmentos da economia com o intuito de engajar a sociedade civil na conquista de melhorias para o país. Além disso Luiza também é voluntária na Endeavor.

Nathalia Arcuri por Caroline Camargo

Antes de escrever mais sobre a empreendedora que escolhi, te questiono, você teria coragem e ousadia o bastante de pedir demissão do seu emprego, em plena crise financeira? Você trocaria uma carreira estável e salário fixo por um contrato de um ano? Você arriscaria em uma crise financeira profunda? Nathalia Arcuri, 33 anos, fundadora do Me Poupe! teve tamanha ousadia quando tal zona de conforto começou a incomodá-la. 

Através deste artigo demonstro minha admiração à uma empreendedora que tem se destacado muito nos últimos anos e ajudado milhares de mulheres Brasil a fora. Uma mulher que, em minha humilde opinião, está desmistificando as finanças pessoais para mulheres. Mas não só para mulheres, finanças pessoais para todos que desejam melhorar sua vida financeira, atingir objetivos e conquistar sonhos

Em dezembro de 2015, Nathalia pediu demissão de seu emprego como repórter especial de um dos programas da TV aberta e foi correr atrás de um sim. Especialista em planejamento financeiro pelo Insper, ela também possui especializações em coaching e Economia Comportamental e hoje é considerada uma das mulheres mais influente da internet brasileira (IPSOS 2017). 

Mas o que faz a Nathalia Arcuri ser especial? 

Em minha opinião, o que faz essa mulher ser tão especial é o simples fato dela desmistificar as finanças para mulheres, bem como democratizar o planejamento financeiro pessoal, assim transformando vidas de milhares de mulheres e as incentivando a para serem independentes financeiramente.

Mas não é somente sobre finanças que a Nathalia Arcuri vem ensinando. Quando se trata de empreendedorismo, ela prova que você não precisa ser economista para aderir de um conhecimento essencial, necessário, para vida. Formada em jornalismo, ela observou que tinha facilidade para lidar com suas finanças pessoais e assim que entrou na faculdade, começou a investigar universo dos investimentos.