A Associação Gaúcha de Startups (AGS) atua há dois com ações que têm o objetivo de fortalecer, conectar e representar o empreendedorismo no Estado. Para comemorar a passagem do segundo aniversário, a AGS realizou o happy hour AGS UpGrade, na última sexta-feira, dia 29.
Realizado no Astrolab Coworking, o evento contou com networking, projetos, startups, empreendedores e grandes players do ecossistema.A AGS apresentou a nova presidência, que estará a frente da entidade no próximo biênio.
François Holl, fundador da Startup Kiskadi, assume o posto de presidente com Paulo Conteo, do Nilo, na vice-presidência. Para Holl, a associação teve um papel importante para o crescimento do ecossistema de startups no Rio Grande do Sul e o desafio da nova gestão é de continuar e ampliar essa contribuição. “Vamos continuar a procura de novos parceiros para trazer mais benefícios para os associados. Além disso, continuaremos focados em levar o Startup Class para outras cidades do estado, pois queremos atingir as principais capitais regionais”, comentou.
O fortalecimento dos projetos e a aproximação ainda mais efetiva dos empreendedores do estado também foram destacados por Conteo. “O programa Embaixadores, lançado neste mês, é o principal apoio para atingir todo o estado e levarmos mais conhecimento e conexão. E estamos preparando para esses dois anos, uma nova diretoria, que será responsável por criar projetos e ajudar a AGS a atingir o seu objetivo de alavancar a economia do estado através dos empreendedores.”
Holl também revelou os nomes de diretores que já foram escolhidos, como: o ex presidente da associação, Thomas Capiotti; o diretor jurídico Layon Lopes, fundador do escritório Silva | Lopes Advogados, continuará no cargo; Michell Lech, Carolina Cassel e Tácito Viero. Uma reunião de planejamento e alinhamento das novas metas já está prevista.
Nova identidade – Durante o evento, também foi revelada a nova identidade da associação. De acordo com Capiotti, a nova logomarca representa o momento que a AGS está vivendo. “Tem a cara da AGS. O foguete no ar significa tudo o que foi alcançado e tudo que projetamos atingir no futuro. Tem também os traços das cores do Rio Grande do Sul demonstrando que queremos o crescimento econômico do nosso estado, e principal mercado”, explicou. Capiotti também acredita que só com inovação e empreendedorismo para o Estado conseguirá sair de uma crise financeira.
AGS – A associação foi criada em 2015 para conectar, fortalecer e representar todos os atores do ecossistema gaúcho. “O ecossistema não era nada conectado e os atores não sabiam da existência um do outro. Então, nosso primeiro passo foi fazer um mapeamento do cenário”, lembrou Capiotti. Três pontos principais foram observados e trabalhos, segundo Capiotti: Todos precisavam estar conectados; era necessário o fortalecimento das startups – através de um programa de benefícios e mentorias – e ter uma representação desse ecossistema para angariar mais recursos, benefícios, e etc.
Atualmente, a entidade conta com mais 600 stakeholders, entre startups, empresas, mentores e fundos de investimentos, e está presente em 50 cidades.
AGS oferece gratuitamente créditos e descontos sobre serviços ou produtos que startups precisam para operar, como: Amazon Web Services, RD Station, Zendesk, serviços jurídicos do Silva | Lopes Advogados e serviços contáveis. Outro projeto desenvolvido pela associação é o Startup Class, uma série de palestras e workshops gratuitos sobre temas como vendas, growth hacking e como abrir uma empresa. A AGS também ajuda a promover eventos dos principais atores do ecossistema do estado, como aceleradoras, incubadoras, universidades e as prefeituras.
Dúvidas Jurídicas sobre a sua Startup? Conheça nosso PLANO STARTUP com assessoria jurídica especializada em Startups e Empresas de Tecnologia, contando com advogados especialistas em Startups. Não deixe de acompanhar nossos vídeos no CANAL SL, nossa página no FACEBOOK e assinar nossa NEWSLETTER.