Entenda o que é a nova economia Entenda o que é a nova economia

Entenda o que é a nova economia

Para sobreviver é preciso se adaptar e entender a nova economia, bem como os novos modelos de negócios

Por Caroline Camargo e Layon Lopes*

Novos tempos, nova mentalidade e novos modelos de negócios na nova economia. Para quem convive no ecossistema de startups e, empresas de tecnologia e inovação, já deve estar acostumado com o termo nova economia. Afinal, o que há de novo? 

O mundo atual está marcado por momentos de incertezas e mudanças. E com isso, o cenário da nova economia pode ser definido pela disrupção, que tem como base um rompimento com o velho mercado e abertura para o novo, mais tecnológico, flexível e prático.

A maneira como o mercado se transforma junto com os hábitos dos consumidores tem mudado muito rápido. E para empresários que vem de um modelo de economia tradicional, fica o desafio de se reinventar, sendo obrigados a reaprender ou até mesmo se juntar a startups para conseguir se adaptar ao “novo normal”. Caso contrário, ficará para trás! 

Para melhor compreendermos, apresentamos algumas diferenças na forma de desenvolver negócios na economia tradicional x na nova economia:

Na nova economia é preciso desenvolver novos negócios para as necessidades das pessoas e mercados, dentro de um conceito atual. É preciso colocar tanto a inovação como o digital a serviço de uma consciência em escala, a fim de pôr em prática novos modelos de negócios, novos modos de trabalhos, novos modelos de operacionais, novos modelos de comercialização, novas formas de comunicação, novos modelos de distribuição, novos modos de produção, novas redes, novas cadeias de valor, novas formas de entender o que é resultado, novas formas de cobrar e novas formas de se relacionar.

Se pararmos para observar, os negócios de destaque hoje em dia são acessíveis a todos, não ficando limitado apenas para empresas e profissionais. Além de abrirem portas para novas formas de trabalhos, eles se concentram em oferecer produtos digitais e serviços virtuais, ajudam em soluções de problemas para diversos segmentos e, fornecem ferramentas e plataformas para crescer e operar outros negócios.  

Os fatores fundamentais da nova economia é o foco do consumidor e o impacto que os produtos e serviços podem causar. A forma como interagimos com outras pessoas e demais organizações está em constante evolução. E para sobreviver é preciso se adaptar e entender a nova economia, bem como os novos modelos de negócios. 

Dúvidas? A equipe do Silva | Lopes Advogados pode te ajudar!

*Lopes é CEO do Silva | Lopes Advogados e Camargo é integrante do time do escritório.

 

PODCAST STARTUP LIFE: