Por Tiságoras Mariani, Daniela Froener e Layon Lopes*
Quando o assunto é inovação no mercado financeiro é impossível não pensar nas fintechs. Para que qualquer fintech tenha sucesso, não basta se ater apenas à execução do seu modelo de negócio. Também é preciso se preocupar em como impactar a sociedade com as preocupações do cotidiano. Uma das medidas que vem ganhando cada vez mais espaço nas fintechs, em virtude de estar sendo bem recebida pelos seus clientes, é a implementação de ações e medidas que são denominadas ESG.
O que é ESG?
Do inglês “environmental, social and governance”, o ESG é um conjunto de diretrizes e recomendações para concretizar boas práticas ambientais, sociais e de governança dentro das organizações, trazendo impactos positivos para a sociedade como um todo. As medidas consideradas como ESG estão cada vez mais em evidência no mercado, pois repassam à sociedade o compromisso de uma empresa em executar o seu modelo de negócio com sustentabilidade.
Ao contrário do senso comum, sustentabilidade vai muito além dos cuidados com o meio ambiente, pois ela abrange questões que vão desde o respeito aos direitos humanos, direitos trabalhistas até prevenção à corrupção. A partir da implementação de medidas ESG, a empresa impactará positivamente à sociedade, ao gerar lucros com responsabilidade, ética e transparência, aumentando a sua confiança perante a terceiros.
É possível inovar no mercado financeiro com ESG? Sim!
O mercado de fintechs está crescendo cada vez mais no Brasil, em especial às fintechs de crédito, pois são empresas que oferecem serviços financeiros de crédito de forma 100% digital, ou seja, não possuindo nenhuma agência física, fugindo da burocracia dos bancos tradicionais e com taxas de juros mais atrativas. Por ser um serviço que possui um grande potencial para atingir uma parcela da população brasileira que é desbancarizada, não só é possível, como também é altamente recomendável conciliar inovação financeira com medidas ESG.
O site Guide apresenta os critérios para compreender as características de ESG, e abaixo apresentamos alguns exemplos que podem ser utilizadas pelas fintechs:
a) Fatores ambientais: redução do uso de recursos naturais, eficiência energética e preservação da biodiversidade;
b) Fatores sociais: defesa dos direitos humanos, segurança de dados, apoio a programas de inclusão e diversidade, suporte à comunidade e capacitação e cuidado à saúde dos colaboradores;
c) Fatores de governança: código de ética, política de combate à lavagem de dinheiro, diversidade na composição do conselho e garantia dos direitos aos acionistas.
A implementação de ESG em fintech facilita na captação de investimentos?
De acordo com a pesquisa realizada em 2021 pela MSCI, 77% dos investidores aumentaram seus investimentos em empresas com medidas ESG implementadas. Esta pesquisa, que também foi divulgada pelo Nubank, demonstra que os investidores estão utilizando como critério a existência de medidas ESG para, então, realizar a tomada de decisão apropriada.
Para as fintechs, as medidas ESG são fundamentais para demonstrar a solidez do modelo de negócio. Com o crescimento do mercado de fintechs no Brasil, se tornará cada vez mais difícil para os investidores e população em geral diferenciar a qualidade dos serviços de cada uma.
Sem dúvidas, àquela fintech que demonstrar comprometimento de seus atos com o meio ambiente, sociedade e governança repassará credibilidade para colaboradores, clientes e futuros investidores – o que propiciará, neste caso, investimentos volumosos para escalar os produtos oferecidos.
Como implementar medidas ESG nas fintechs?
É fundamental que a fintech interessada em implementar medidas ESG busque uma assessoria jurídica que ofereça serviço de Compliance, para que seja realizada uma análise do modelo de negócio, mapeado o funcionamento de cada setor na empresa e, com isso, sejam iniciadas as devidas implementações.
Para que as medidas sejam eficazes na prática, é fundamental que a fintech fiscalize diariamente a aplicação destas, pois elas precisam ser renovadas constantemente, para que a empresa melhore, cada vez mais, o seu padrão de qualidade.
Dúvida? A equipe do Silva Lopes Advogados pode te ajudar!
*Lopes é CEO do Silva Lopes Advogados, Froener é COO e Mariani é integrante do time do escritório.
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