São Paulo é o Estado que concentra mais investimentos no Brasil. Isso não chega a ser uma novidade, uma vez que o Estado é o maior polo de tecnologia e inovação do país e da América Latina. Em São Paulo também estão os principais fundos de investimento, por isso listamos quais você deve conhecer para buscar o futuro para sua empresa.
No ano passado, o Estado concentrou 83% do capital investido em startups no Brasil. De acordo com dados levantados pelo Distrito Dataminer, o pico de investimento aconteceu no segundo trimestre de 2019, quando Gympass, Creditas e Loggi levantaram rodadas milionárias.
Existem diversos tipos de investimento, cada um deles correspondente ao momento em que a sua startup está. Selecionamos três dos principais grupos de fundos de investimento de São Paulo para apresentar a você, empreendedor:
Investimento-Anjo
Nesta categoria, o investimento é realizado por pessoas físicas ou jurídicas com capital próprio. Geralmente, esse tipo de aporte é recebido por empresas nascentes e com alto potencial de crescimento. Se destacam os fundos paulistas Anjos do Brasil, FEA Angels, GVAngels, Insper Angels e Poli Angels.
SEED
Acima do investidor anjo, na escala de investimentos, o Seed Capital é um tipo de investimento feito em empresas que estão em fase de desenvolvimento. Canary, ACE, Bossa Nova, Grão e Smartmoney estão entre os fundos de investimento mais importante nesta etapa.
Series A, B, C
O aporte Series A normalmente acontece quando a empresa já possui um modelo de negócios definido, já testado no mercado. Enquanto investimento Series B está relacionado ao aprimoramento do modelo de negócios, validação no mercado. Já o investimento Series C está associado a expansão para o mercado internacional da empresa, sendo normalmente realizado através de Venture Capital e empresas de Private Equity.
Neste grupo, estão a Indicator Capital, Vox Capital, Astella, Innova capital, e InvestTech.