Atualmente, é possível aderir ao arranjo do Pix de duas maneiras: sendo um participante direto ou indireto. Este artigo focará no Pix indireto, explicando seu funcionamento e como implementá-lo.
O mercado financeiro brasileiro passou por uma drástica transformação a partir da publicação Resolução nº 1/2020, que implementou o Pix, que consiste em um mecanismo de transferência instantâneo e gratuito para as pessoas naturais, o qual praticamente aposentou o DOC, mecanismo que possibilita a transferência de até R$4.999,99, e tornou o TED um mecanismo utilizado para transferência de valores volumosos.
Conteúdo:
- O que é o Pix?
- O que é Pix Indireto?
- Participante direto x Participante indireto
- Como se tornar um participante indireto do Pix?
- Participante indireto: integrante do SPB
- Quais as vantagens de ser um participante indireto do Pix?
- Como implementar o Pix indireto?
Conforme levantamento divulgado pelo Banco Central (Bacen) em 2022, existem mais de 478 milhões de chaves cadastradas no Pix, o que representa mais que o dobro da população brasileira. Diante da sua alta aderência pela população brasileira, tornou-se um serviço indispensável a ser oferecido pelas instituições financeiras e de pagamento, para estar em sintonia com o mercado de pagamentos brasileiro.
O que é o Pix?
Conforme já conceituado por aqui através do artigo “Pix: o sistema de pagamentos instantâneos brasileiro”, o Pix é um arranjo de pagamento aberto instituído pelo Bacen, que se diferencia pela transmissão da ordem de pagamento pelo usuário pagador e a imediata disponibilidade do valor para o usuário recebedor, em tempo real, 24 horas por dia, sete dias por semana e em todos os dias do ano, sendo feita sua liquidação em, no máximo, 10 segundos.
O objetivo da implementação do Pix é forçar o processo de eletronização dos pagamentos, aumentar a eficiência no mercado de pagamentos de varejo e viabilizar o desenvolvimento de soluções focadas na experiência do cliente. Em outras palavras, o Pix facilita a realização de transações de pagamentos e transferências de valores, sendo uma alternativa para meios de pagamento tradicionais como TED, DOC, boletos, cartões, cheques e dinheiro em espécie.
A RBCB 1/2020 definiu como participantes obrigatórios do Pix as instituições financeiras e de pagamentos que possuam autorização para atuar perante o Bacen com mais de 500.000 contas ativas de clientes, sendo essas entendidas por contas de depósito à vista, de depósito de poupança e de pagamento pré-pagas.
A adesão ao Pix é facultativa: (i) das demais instituições financeiras e instituições de pagamento que ofereçam as contas de depósito à vista, as contas de depósito de poupança e as contas de pagamento pré-pagas, não sujeitas à autorização de funcionamento ou em processo de autorização de funcionamento pelo Bacen; (ii) da Secretaria do Tesouro Nacional, na condição de ente governamental; (iii) das instituições de pagamento iniciadoras de transação de pagamento, nos termos da Resolução BCB nº 80, de 25 de março de 2021; (iv) das demais instituições autorizadas a funcionar pelo Bacen que possam prestar serviço de iniciação de transação de pagamento.
O que é Pix Indireto?
Participante direto x Participante indireto
Como se tornar um participante indireto do Pix?
Quais as vantagens de ser um participante indireto do Pix?
A implementação do Pix indireto possui um processo mais simples do que a participação direta, principalmente devido à sua interface com o participante direto ao invés do Banco Central. Além disso, esta modalidade gera economia para a fintech com gastos relacionados a taxas de operações financeiras. A confiança dos clientes na marca da fintech também tende a aumentar, pois os usuários notarão a marca da empresa em todos os fluxos de pagamento via Pix.
Como implementar o Pix indireto?
Para implementar o Pix indireto, a instituição deve:
- Obter autorização pelo Banco Central do Brasil para atuar como Instituição Financeira ou de Pagamento.
- Comprovar a integralização e manutenção de, no mínimo, R$ 5 milhões de capital.
- Formalizar um contrato de prestação de serviços com um participante direto do Pix.
- Realizar o cadastro no Banco Central indicando o participante direto escolhido.
- Realizar testes de homologação com o participante direto no Sistema de Pagamentos Instantâneos (SPI).
- Estruturar um compliance mínimo, seguindo as normativas do participante direto.
Para maiores informações a respeito dos serviços e planos: