O setor de inovação está em franco crescimento e saber quando e qual é a melhor forma de investimento buscar é um desafio para muitos empreendedores. Com esse cenário, o AGS Tech Invest apresentou painéis para ajudar quem está iniciando neste segmento, na quarta-feira, dia 22, no Flowork, na capital gaúcha. O fundador do escritório Silva | Lopes Advogados, Layon Lopes, foi um dos debatedores no painel que discutiu os ICO’S (Oferta Inicial de Moeda, em inglês), que contou com a participação de Jonas Luz e Eduardo Makiyama, com a mediação de Michell Lech.
Os ICO’s são um modelo descentralizado de arrecadação de fundos para projetos que envolvem criptoativos. A oferta inicial de moedas é cada vez mais usada por startups por não precisar de um grande intermediário.
O modelo assemelha-se ao IPO, pois uma participação da empresa é vendida para arrecadar dinheiro para as operações da entidade durante uma campanha ICO. Entretanto, no ICO não são ações que são vendidas ao público e sim tokens – representações digitais de um ativo. Lopes ressaltou que há três tipos de tokens oferecidos na modalidade: Utility, Security e Debt.
O advogado lembrou, ainda, que não há regulamentação, o que pode acabar limitando a entrada de capital institucional e mesmo de pessoas físicas em alguns casos. Para quem está pensando em investir, Luz e Makiyama ressaltavam que é preciso estar atenção para não cair em alguma fraude. Para ambos, conferir o time, o white paper e os seguidores é essencial. Para quem pensa em arrecadar fundos pelo modelo, Makiyama recomendou fazer um excelente white paper.
Os ICOs são possíveis graças à tecnologia blockchain, que também é a base das criptomoedas. Para Lopes esta tecnologia revolucionará o cotidiano em um futuro próximo.
AGS Tech Invest – Organizado pela Associação Gaúcha de Startups (AGS) e BrazilJS e patrocinado pelo Silva | Lopes Advogados, o evento contou com a apresentação de Felipe Matos, head da 10k Startups e fundador da Startup Farm. No painel sobre aceleradoras, André Ghignatti, da WOW, Paulo Beck, da Grow+ e Sandro Cortezia, da Ventiur, discutiram o tema, com a mediação de Débora Chagas, do Sebrae.
Já o painel sobre fundos de investimentos contou com a participação de José Augusto Albino, do CRP, Leandro Teixeira, do Criatec 2, Marcelo Hoffmann, do Abseed, eLeandro Pereira, do Criatec 3. Andreia Dullius, da Grow+, foi a mediadora.
Cássio Bobsin, da Zenvia, Anderson de Andrade, da A2C, e Paulo Deitos, da An Lab, discutiram sobre “investidor -ano”, com a mediação de César Paz.
Dúvidas Jurídicas sobre a sua Startup? Conheça nosso PLANO STARTUP com assessoria jurídica especializada em Startups e Empresas de Tecnologia, contando com advogados especialistas em Startups. Não deixe de acompanhar nossos vídeos no CANAL SL, nossa página no FACEBOOK e assinar nossa NEWSLETTER.