Gestão Horizontal: entenda mais sobre esse modelo de gestão Gestão Horizontal: entenda mais sobre esse modelo de gestão

Gestão Horizontal: entenda mais sobre esse modelo de gestão

O modelo surge junto com a globalização, mercado que solicita mais agilidade e inovação das empresas

Por Caroline Camargo e Layon Lopes*

A Gestão Horizontal ganha cada vez mais espaço no ecossistema de tecnologia e inovação, tornando-se tendência nas principais empresas de base tecnológica no mundo. A gestão é considerada o coração da empresa e é com base nela que ações são planejadas, estratégias desenvolvidas, metas definidas e decisões tomadas. Independentemente do segmento em que a empresa atua, ter uma metodologia de gestão eficiente é crucial para que as coisas funcionem.

O modelo tradicional de gestão (vertical), que ainda é bastante utilizado em empresas tradicionais, vem sendo substituído por uma forma mais horizontal, em que adota uma visão mais sistêmica e ficam evidenciados o cliente, produto/serviço e fluxo de trabalho. A Gestão Horizontal põe em xeque os conceitos tradicionais (empresas que se organizam em níveis hierárquicos). Esse modelo tem seu princípio básico em uma estrutura sem muita valorização das “relações de poder”. 

Ainda, o modelo propõe uma forma mais participativa na tomada de decisão, em que as decisões são tomadas em conjunto, sendo a responsabilidade dividida entre os membros do time. Contudo, não significa que líderes deixam de existir nesse modelo, eles apenas passam a ter um papel pouco diferente. 

Na Gestão Horizontal, o clima organizacional é mais descontraído e com menos formalidades, porém, isso não significa menos eficiência. Vejamos a seguir alguns benefícios da Gestão Horizontal:

  • Agilidade na comunicação
  • Motivação da equipe
  • Ambiente de colaboração
  • Autonomia
  • Cultura Organizacional

Para finalizar, o modelo pode ser adaptado para qualquer empresa que almeja um modelo que reduza os níveis hierárquicos, envolvendo mais seus colaboradores com os objetivos da empresa e proporcionando uma comunicação mais rápida. A Gestão Horizontal surge junto com a globalização, mercado que solicita mais agilidade e inovação das empresas.

Dúvidas? A equipe do Silva | Lopes Advogados pode te ajudar!

Lopes é CEO do Silva | Lopes Advogados e Camargo é integrante do time do escritório.

 

PODCAST

Formação de time e cultura [com Juliano Murlick (Triider), Pedro Flach (ThoughtWorks) e Lilian Natal (Distrito)]