Saiba mais sobre o contrato Mútuo Conversível

Por ser flexível, o Mútuo Conversível é o contrato mais utilizado por startups e investidores

Mesmo após a criação da lei do investidor-anjo, o Mútuo Conversível é o contrato mais utilizado pelo ecossistema. Este tipo de contrato regula o empréstimo feito pelo investidor em uma determinada startup. Porém, com a possibilidade, em certo período, de o investidor poder converter o valor investido em participação na sociedade.

No Mútuo Conversível, estão descritas as obrigações para: os sócios, sociedade e para o investidor, antes e depois de uma eventual conversão. É comum este tipo de contrato conter as cláusulas de Drag Along  e Tag Along, programas de Stock Options, períodos de não competição e não aliciamento em eventual saída de sócios da sociedade, bem como períodos de dedicação dos sócios à sociedade.

Ainda está previsto no Mútuo Conversível o que pode ocorrer no final do prazo do contrato caso o investidor não tenha exercido a conversão a que tinha direito.

Dúvidas Jurídicas sobre a sua Startup? Conheça nosso PLANO STARTUP com assessoria jurídica especializada em Startups e Empresas de Tecnologia, contando com advogados especialistas em Startups. Não deixe de acompanhar nossos vídeos no CANAL SL, nossa página no FACEBOOK e assinar nossa NEWSLETTER.