Por Caroline Camargo e Layon Lopes*
O ICP (Ideal Customer Profile), em português, Perfil de Cliente Ideal, é a metodologia utilizada para definir e nomear o perfil do seu melhor cliente que apresenta o problema e características ideais para ser atendido pela solução que você oferece.
Entretanto, o foco do ICP é voltado para auxiliar no time de vendas, trazendo informações do público-alvo, a fim de ajudar nas abordagens dos leads.
Por isso, também é importante que o empreendedor, desde o início, conheça e defina o seu público-alvo. Evitando “atirar para todos os lados”, pois a probabilidade de um cliente ‘aleatório’ de trazer resultados é menor do que com um cliente captado com assertividade.
O público-alvo apresenta principais características demográficas e socioeconômicas que consomem seu produto/serviço. E será o primeiro a ajudá-lo a responder ‘quem é seu cliente?’
Ao ter seu ICP definido, ele irá ajudar você atrair para sua empresa o cliente com assertividade nas ações de marketing e vendas, garantindo um crescimento linear e constante. Ou seja, ele serve para direcionar suas ações e torná-las mais eficientes.
Para descobrir o seu ICP, é preciso responder três perguntas:
- Quem é seu cliente?
- O que ele procura?
- Como sua solução poderá ajudá-lo?
Em outras palavras, o ICP é fundamental para a tomada de decisão estratégica e atrair o cliente que você precisa para a sua empresa.
Uma boa pedida para entender sobre vendas e comercial é o episódio do nosso Podcast Vender, vender, vender! , no Startup Life, que recebeu Theo Orosco para desmistificar sobre o tema com dicas de como vender e traças estratégias eficazes.
Tendo em vista que o ICP abrange tanto as ações de marketing como o processo comercial, as informações coletadas ajudarão você a criar estratégias ágeis e eficazes, a fim otimizar os esforços, podendo criar materiais, produzir conteúdo, prospecção assertiva e outros.
Assim, resumimos alguns benefícios do Ideal Customer Profile (ICP):
- Esforços de marketing direcionados – pode ajudar a reduzir seu CAC (Custo de Aquisição por Cliente)
- Crescimento consistente e previsível – redução dos custos de operação e aumento das vendas
- Otimização do LTV – pode ajudar a reduzir o Churn
- Menos desgaste da equipe de atendimento – pode ajudar na satisfação dos clientes
- Mais divulgação boca a boca – posicionamento mercado
- Mais precisão em decisões estratégicas – auxílio na tomada de decisão
Importante salientar que o Perfil Ideal de Consumidor (ICP) poderá mudar ao longo do tempo, conforme a evolução da sua empresa, ficando sempre atento para saber quando reavaliar e atualizar seus dados e estratégias.
Dúvidas? A equipe do Silva | Lopes Advogados pode te ajudar!
*Lopes é CEO do Silva | Lopes Advogados e Camargo é integrante do time do escritório.
PODCAST
A importância de colocar o cliente no centro