Pix: impacto na Gestão do Fluxo de Caixa Pix: impacto na Gestão do Fluxo de Caixa

Pix: impacto na Gestão do Fluxo de Caixa

Saiba quais os efeitos do sistema de Pagamentos Instantâneos no setor administrativo e contábil da startups

Por Caroline Camargo e Layon Lopes*

Pix, nova modalidade do Sistema Brasileiro de Pagamentos Instantâneos (SPI), do Banco Central (Bacen) está às véspera de iniciar suas atividades, faltado um pouco menos que um mês. A novidade promete, além de revolucionar o mercado financeiro, um “ponto de virada” na transferência de recursos financeiros. Os benefícios da nova plataforma de pagamentos instantâneos não serão restritos apenas a pessoas físicas, mas também impactará nas pessoas jurídicas, trazendo impacto na Gestão do Fluxo de Caixa, por exemplo.

Como apresentado no artigo “Regulamento do Pix: o que você precisa saber”, o sistema promete oferecer um meio de pagamento em tempo real, de forma segura, com transações financeiras em até dez segundos, podendo ser realizadas nos sete dias por semana, 24 horas por dia, incluindo finais de semana e feriados. 

Mais fácil e prático que a TED (Transferência Eletrônica Disponível) e o DOC (Documento de Ordem de Crédito), a adesão do Pix representará uma redução a concentração bancária e possibilitará uma diminuição de custos operacionais para os negócios. Mas, qual impacto essa novidade pode causar na gestão de fluxo de caixa destas empresas?

O impacto que o Pix pode causar nas pequenas e médias empresas é de proporcionar maior eficiência no fluxo de caixa, além do dinheiro de qualquer transação ficar disponível na conta imediatamente. O custo de adesão também é menor que os demais meios eletrônicos.

Outro ponto a ser destacado é que o sistema tende aumentar o volume de pagamentos digitais e, em consequência, provoca uma redução na circulação de moeda em espécie, assim gerando serviços com maior qualidade e menos custo. 

Para melhor entendimento, elencamos os principais impactos financeiros do Pix:

  1. Substituição de boletos pelo Pix; 
  2. Substituição de DOC e TED pelo Pix; 
  3. Migração do débito pelo Pix;
  4. Migração do crédito pelo Pix;
  5. Diminuição de custos com papel-moeda pelo Pix;
  6. Redução dos custos operacionais.

Dúvidas? A equipe do Silva | Lopes Advogados pode te ajudar!

*Lopes é CEO do Silva | Lopes Advogados e Camargo é integrante do time do escritório.