Break Even: qual a importância desse indicador? Break Even: qual a importância desse indicador?

Break Even: qual a importância desse indicador?

Indiciador aponta qual o faturamento necessário para a empresa cobrir os custos fixos e variáveis

Por Caroline Carmargo e Layon Lopes*

Não é segredo que manter uma empresa viva no Brasil é tarefa difícil. Por isso, é de suma importância entender o relacionamento entre suas receitas e seus custos. Ou seja, a saúde financeira é decisiva para determinar o sucesso ou fracasso do negócio. 

Para metrificar a saúde financeira de uma empresa existem muitos indicadores. Entre os principais, está o indicador de desempenho do ponto de equilíbrio financeiro, também chamado de Break Even Point. Ele mostra qual o faturamento necessário para uma empresa cobrir os custos fixos e variáveis. Ou seja, não há lucro, nem prejuízo. 

Considerado um indicador não tão simples de ser calculado, de extrema importância, o Break Even Point fornece informações para comprovação da viabilidade do negócio ou adequação dele em relação ao mercado.

Fonte: Novo Negócio

Como calcular?

Normalmente, o Break Even Point é calculado em forma percentual da receita projetada. Resumidamente: soma das despesas fixas e variáveis para o período, dividido pelo volume de vendas ou ticket médio. O resultado apresentará quanto será preciso vender ou quanto deverá o ticket médio para cobrir os gastos.

Outra maneira de interpretar o Break Even Point é quanto mais baixo for o indicador, menos arriscado é o negócio. E quanto menor for o Break Even Point, mais a empresa possui custos variáveis do que custos fixos, podendo ficar mais competitiva.

Cabe ressaltar, mais uma vez, a importância de manter a saúde financeira da empresa, assim como os aspectos jurídicos. Pois, ambos são fatores determinantes na hora de buscar um investimento ou de escalar o negócio.

 

Dúvidas? A equipe do Silva | Lopes Advogados pode te ajudar

 

*Lopes é CEO do Silva | Lopes Advogados e Camargo é integrante do time do escritório.

PODCAST

A importância da inteligência emocional