O plano de negócios está ultrapassado?

Com 2020 batendo na porta, surge a dúvida se a ferramenta ainda é válida para o ecossistema de tecnologia e inovação

O plano de negócios está ultrapassado? O plano de negócios está ultrapassado?

Por Caroline Camargo e Layon Lopes*

No mundo do empreendedorismo o plano de negócios é uma ferramenta muito útil para quem empreende e para novos empreendedores a fim de auxiliá-los na abertura do negócio. O plano de negócios é a ferramenta utilizada para retratar o mercado, produto ou serviço e planejar as atitudes do empreendedor. Mas será que o plano de negócios é uma ferramenta ultrapassada nos dias de hoje?

Analisando a atual evolução do mercado, observa-se que planos de negócios muito rígidos e inflexíveis estão mortos. É muito bom ter um plano de negócios e planejar, mas perceba que no atual mercado com mentalidade e velocidade de startup, o planejamento deverá ser rápido e possível mudanças conforme você progride.

Sendo assim, neste artigo vamos focar em dicas de planejamento estratégico para 2020 que faz parte do plano de negócios. Vamos lá!

  1. Fique de olho no mercado: qual o seu público alvo? Como está o seu mercado frentes as mudanças políticas, sociais e econômicas? Quem são seus concorrentes? Atenção, nesta etapa é muito importante que você já tenha definido sua persona;
  2. Fique de olho nas finanças: quais serão ou como estão seus custos? Qual o seu faturamento ou perspectiva de faturamento? Nesta etapa, é importante que você utilize medidores de desempenho como KPIs (Key Performance Indicator);
  1. Fique de olho nos processos: é de suma importância que você tenha na ponta do lápis os processos adquiridos e que precisam ser desenvolvidos. Neste ponto, é de suma importância que estes processos sejam descritos e comunicados de forma clara aos envolvidos, sejam clientes, fornecedores e na sua gestão.

Como um Plano de Negócios é uma ferramenta com maiores detalhes e importante para que o empreendedor saiba o quanto investir e como fazer, no mercado atual observa-se a necessidade de utilizar metodologias e modelos mais ágeis, para tomada de decisões mais rápidas, que se privilegia a experimentação em vez de um plano detalhado, como: Lean Starup, PDCA, KanBan, SCRUM e Design Thinking.

Lembrando que, essas metodologias e modelos ágeis não substituem um plano de negócios, mas obedecem a uma lógica mais disruptiva, com crescimento acelerado, agressivo e poderá ser implementado no plano de negócios bem como no planejamento estratégico. Já o Plano de Negócios, obedece a uma lógica onde a criação de uma empresa é a longo prazo e de processo detalhado até concluir e chegar no produto ou serviço final.

Sendo assim, para um planejamento estratégico anual, sugere-se a utilização de uma metodologia ágil, pois assim você conseguirá tomar decisões mais rápidas e fazer ajustes, caso for necessário!

Dúvidas? O time do Silva | Lopes Advogados pode te ajudar!

*Lopes é CEO do Silva | Lopes e Camargo é integrante da equipe do escritório.