Por Caroline Camargo e Layon Lopes*
No mundo do empreendedorismo o plano de negócios é uma ferramenta muito útil para quem empreende e para novos empreendedores a fim de auxiliá-los na abertura do negócio. O plano de negócios é a ferramenta utilizada para retratar o mercado, produto ou serviço e planejar as atitudes do empreendedor. Mas será que o plano de negócios é uma ferramenta ultrapassada nos dias de hoje?
Analisando a atual evolução do mercado, observa-se que planos de negócios muito rígidos e inflexíveis estão mortos. É muito bom ter um plano de negócios e planejar, mas perceba que no atual mercado com mentalidade e velocidade de startup, o planejamento deverá ser rápido e possível mudanças conforme você progride.
Sendo assim, neste artigo vamos focar em dicas de planejamento estratégico para 2020 que faz parte do plano de negócios. Vamos lá!
- Fique de olho no mercado: qual o seu público alvo? Como está o seu mercado frentes as mudanças políticas, sociais e econômicas? Quem são seus concorrentes? Atenção, nesta etapa é muito importante que você já tenha definido sua persona;
- Fique de olho nas finanças: quais serão ou como estão seus custos? Qual o seu faturamento ou perspectiva de faturamento? Nesta etapa, é importante que você utilize medidores de desempenho como KPIs (Key Performance Indicator);
- Fique de olho nos processos: é de suma importância que você tenha na ponta do lápis os processos adquiridos e que precisam ser desenvolvidos. Neste ponto, é de suma importância que estes processos sejam descritos e comunicados de forma clara aos envolvidos, sejam clientes, fornecedores e na sua gestão.
Como um Plano de Negócios é uma ferramenta com maiores detalhes e importante para que o empreendedor saiba o quanto investir e como fazer, no mercado atual observa-se a necessidade de utilizar metodologias e modelos mais ágeis, para tomada de decisões mais rápidas, que se privilegia a experimentação em vez de um plano detalhado, como: Lean Starup, PDCA, KanBan, SCRUM e Design Thinking.
Lembrando que, essas metodologias e modelos ágeis não substituem um plano de negócios, mas obedecem a uma lógica mais disruptiva, com crescimento acelerado, agressivo e poderá ser implementado no plano de negócios bem como no planejamento estratégico. Já o Plano de Negócios, obedece a uma lógica onde a criação de uma empresa é a longo prazo e de processo detalhado até concluir e chegar no produto ou serviço final.
Sendo assim, para um planejamento estratégico anual, sugere-se a utilização de uma metodologia ágil, pois assim você conseguirá tomar decisões mais rápidas e fazer ajustes, caso for necessário!
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*Lopes é CEO do Silva | Lopes e Camargo é integrante da equipe do escritório.