Raio-x do ecossistema mineiro de startups e empresas de tecnologia e inovação Raio-x do ecossistema mineiro de startups e empresas de tecnologia e inovação

Raio-x do ecossistema mineiro de startups e empresas de tecnologia e inovação

O ecossistema de inovação e tecnologia de Minas Gerais é uma das referências nacionais

Um dos principais polos do ecossistema brasileiro de tecnologia e inovação, Minas Gerais possui atualmente 1.122 empresas do setor, segundo a Associação Brasileira de Startups (Abstartups). Quatro cidades do ecossistema mineiro se destacam na região Sudeste do Brasil. A capital mineira concentra 10% das startups da região, seguida por Uberlândia com 2%, Juiz de Fora e Uberaba com 1% cada.

Belo Horizonte possui o maior número de startups e empresas de base tecnológica, com 604. Em segundo lugar vem Uberlândia com 137 empresas, seguida por Juiz de Fora com 69. Também se destacam no ecossistema mineiro as cidades de Uberaba e Itajubá, com 34 e 16 empresas, respectivamente. 

Mais de 260 startups estão em fase de tração no estado. Outras 179 estão no estágio de operação, enquanto 94 em ideação. Setenta e duas empresas são consideradas scale ups, de acordo com a Abstartups.

VEJA AS 10 STARTUPS DE MINAS GERAIS PARA FICAR DE OLHO

A educação é a líder de segmentos das startups em Minas Gerais, com 83 empresas. O setor de finanças também se destaca, representado por 50 fintechs. Saúde e bem-estar reúne 9 empresas, enquanto o agronegócio tem 47 startups, varejo/atacado com 33, e-commerce com 32, logística e mobilidade urbana com 31 e tic e telecom com 30. Segundo o levantamento Startupbase da Abstartups, 58 empresas declararam com área de atuação “outros”.

Já em relação com modelo de receita, 306 empresas adotaram o SaaS. O marketplace aparece em segundo lugar no ranking com 112 startups, seguido por consumer com 43, hardware com 38, e-commerce com 36, licenciamento com 13, venda de dados com 20 e API com 2.